Meus Filmes Preferidos com Bruxas

By Aline Schneider - 22:19

Reciclando - e deixando maior e melhor - um post em um dos meus blogs antigos, nada melhor para o mês das bruxas do que filmes com bruxas!

Desde bem novinha e muito antes de Harry Potter entrar na vida de todo mundo, tudo o que tem a ver com bruxaria e magia sempre me chamou atenção. E desde então eu adoro e consumo livros, filmes, desenhos, enfim, tudo o que tem essa temática, e sou assim até hoje. OLHA O NOME DO MEU BLOG.

Toda a história da bruxaria e a forma como elas são vistas pelos outros faz com que tenhamos uma grande gama de interpretações dessa figura tão lendária e presente no imaginário coletivo. Aproveitando o Halloween, deixo aqui a indicação de cinco filmes, vistos em diferentes épocas da minha vida, mas que trazem bruxas de um jeito ou de outro. 


A Convenção das Bruxas (The Witches, 1990)

 
A stupid witch who answers back, must BURN till her bones are black!

Acho que quem foi criança nos anos 90 e não viu esse filme perdeu um pedaço muito significativo de infância, de verdade. Esse foi um dos primeiros filmes que tenho a lembrança de ver, e sempre que ele passava nas sessões da tarde perto do Halloween eu corria pra assistir.

Seguimos um garoto que está num hotel, e ele acaba ficando preso na sala em que uma convenção muito estranha está acontecendo - bruxas (sendo a líder delas a maravilhosa suprema absoluta Angelica Huston) têm como plano transformar todas as crianças do mundo em ratos! Sério. A cena na qual as bruxas "tiram o disfarce" foi algo que grudou na minha memória de um jeito que ninguém tem noção, e, vendo novamente há pouco tempo, me trouxe uma nostalgia muito gostosa.

O filme é baseado em um livro do Roald Dahl, que é autor de outras histórias infantis marcantes como A Fantástica Fabrica de Chocolates e Matilda.


Jovens Bruxas (The Craft, 1996)

'We are the weirdos, mister.'

A Nancy foi meu primeiro style icon e isso deve dizer algo muito sério sobre mim.

Sarah é uma adolescente se muda para uma nova cidade e uma nova escola, e por ironias do destino faz amizade com esse trio de garotas que são outcasts, e todo o resto da escola diz que se trata de bruxas - o que ela acaba descobrindo ser verdade.

A gente percebe desde o começo que a própria Sarah tem algo muito especial, e vamos acompanhando a aproximação das garotas, os rumores que se espalham na escola, aquela típica coisa de filme adolescente mas com um pézinho nas trevosidades.

Todo o visual do filme é muito icônico, especialmente pra quem cresceu com esse imaginário tão vívido na cabeça como eu. Fala sério, quem não queria um coven com amigas dessas?


Da Magia à Sedução (Practical Magic, 1998)

'I dream of a love that even time will lie down and be still for.'

E esse nome horroroso da versão brasileira.

Esse filme sempre passava perto do Halloween na tv, e eu sempre tentava assistir. Temos a Sandra Bullock e a Nicole Kidman como duas irmãs de uma família toda bruxas, e com uma maldição de que qualquer homem por quem elas se apaixonassem acabaria morrendo.

Mesmo não sendo das maiores obras cinematográficas de todos os tempos e um romancezão bem clichê, adoro o visual desse filme.

O filme foi baseado em um livro de mesmo nome escrito por Alice Hoffman, mas tentando ler o livro já percebi que existem MUITAS diferenças em relação ao filme. Quem sabe quando terminar não volto pra falar sobre ele?


A Bruxa (The VVitch, 2015)

'I am that very witch. When I sleep my spirit slips away from my body and dances naked with The Devil. That's how I signed his book.'

Desde que assisti, bem no comecinho desse ano, esse se tornou um dos meus filmes preferidos.

Acompanhamos essa família, em idos dos anos 1600, tendo que se isolar do resto da comunidade pela forma com a qual o patriarca da família lidava com suas crenças religiosas, e indo viver com sua plantação próximo a uma floresta onde existem... bruxas! Malvadas! Que roubam bebês para fazer hidratante corporal (!) e rituais com sangue! E seduzir garotinhos no início da puberdade! E tem um bode do mal! (Será?!) Caçadas na floresta! Corvos! Lebres! E crianças gêmeas que talvez sejam compactuados com o além! E tudo isso dito em inglês arcaico! Com base em documentos e relatos reais da época! Todo filmado na luz natural e À LUZ DE VELAS! Com uma fotografia absurda de linda toda em tons dessaturados que faz qualquer sangue GRITAR na tela! Atuações incríveis! Sério!!! ESSE FILME!!!!!

The Love Witch (2016)

'You might say I'm addicted to love.'

The Love Witch foi um filme visto esse ano que, mesmo com algumas partes tendo me desagradado e ele ficando cansativo - por mim seria meia hora mais curto, haha - é tão LINDO e TECNICAMENTE IMPECÁVEL que a gente releva essas coisas. Todo filmado em película 35mm e com cada detalhe pensado por sua diretora e roteirista, o filme é um espetáculo estético, e só por isso ele já vale ser visto.

Elaine é uma bruxa que acabou de se mudar para uma casa nova, onde cria suas poções & feitiços, e está sempre em busca de um Novo Amor. Porém, ela não tem muita sorte em seus relacionamentos, e acompanhamos suas desventuras enquanto um rastro de sangue e homens enlouquecidos ficam pra trás.

No mais, tudo o que tinha que ser dito sobre esse filme tá no dossiê (!) que meu amor Marsa fez no blog dela, então VAI LÁ LER. SÉRIO.

♥️

E você, tem um filme de bruxa preferido? Me conta!

  • Share:

You Might Also Like

2 comentários

  1. De todos esses o único que não vi foi o Da Magia a Sedução (acho que esse título em português não me desceu haha). The VVitch e The Love Witch foram os melhores que vi esse ano, de verdade, entraram no Top 10!
    Obrigada pela menção, meu amor. ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. The VVitch é uma coisa maravilhosa, né? Já vi três vezes desde o começo desse ano e nunca deixa de me dar chills <3

      Assiste Practical Magic! Tenho certeza que cê vai ficar doida com a aesthetic da casa delas - mas não tanto quanto The Love Witch, claro, hahaha - o visual do filme é goals e o final é uma gracinha.

      Excluir